Para acessar os dados dos seus animais, Favor Preencher o campo abaixo com o ID Criador acompanhado da Senha, você será reredicionado para a Associação Brasileira

História ACCB

A Associação

A Associação Catarinense de Criadores de Bovinos – ACCB, entidade sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública através de Decreto Lei Estadual Nº 3.692 de 12/07/1965, congrega em seu quadro associativo os produtores de leite do Estado de Santa Catarina, criadores de Bovinos das Raças Jersey e Holandesa.

Filiada as Associações Brasileiras das Raças Jersey e Holandesa, é detentora da emissão de Certificado de Registro Genealógico em todo território catarinense. Fomenta o Serviço de Controle Leiteiro, apóia e promove através de seus Núcleos Regionais, Feiras e Exposições agropecuária, no que tange aos julgamentos morfológicos dos animais e nos Torneios Leiteiros.

Há 50 anos a ACCB vem PRESERVANDO E APRIMORANDO O PATRIMÔNIO GENÉTICO CATARINENSE

ACCB NO ANO 1951

Vamos nos remeter ao ano de 1951, quando então o Governador do Estado de Santa Catarina era o senhor Irineu Bornhausen, que percebendo a necessidade do Estado de Santa Catarina em organizar e fundamentar a agricultura, criou a primeira Secretaria da Agricultura no Estado. Sendo que o primeiro a dirigir esta pasta foi o senhor Vitor Peluzo. O Governador Irineu também foi também o responsável pela obra que iria ligar o planalto serrano ao litoral catarinense, que hoje conhecemos como a Serra do Rio do Rastro, que facilitou e beneficiou o transporte, não só de animais, mas também da produção agrícola e muitos outros produtos.

1951

ACCB NO ANO 1964

No ano de 1964, João Cavallazzi, um agrônomo e exímio conhecedor da criação de animais leiteiros, juntamente com seu amigo pessoal e também criador da raça Holandesa, Sebastião Manoel Nunes, convidaram o médico veterinário Moacir Tomé de Oliveira, o também agrônomo Lauro Forte Bustamente e Alvaro Muller da Silveira, para criarem a primeira Associação de produtores de leite de Santa Catarina.

Após várias reuniões ao longo daquele ano, onde no mês de abril, no auditório do edifício das diretorias no centro de Florianópolis, foi plantada a semente para a fundação de uma associação que reuniria os produtores de gado leiteiro de Santa Catarina, com a finalidade de organizar os criadores e proporcionar incentivos para fomentar e desenvolver a genética dos animais. Sendo que 3 meses depois, em 24 de julho de 1964, foi empossada a primeira Diretoria da então chamada Associação Catarinense de Criadores de Gado Leiteiro. Na ocasião o primeiro Presidente foi o senhor José Elias, Vice Presidente Padre João Alfredo Roor (administrador da Fazendo do Colégio Catarinense), o Secretário Geral Lauro Bustamante e o Primeiro Secretário Alvaro Muller da Silveira.

1964
ACCB

ACCB NO ANO 1961

Em 1961 o então Governador Celso Ramos, um lageano criador da raça holandesa e que dirigia a Fazenda Santa Tereza na região de Canasvieiras, em Florianópolis, juntamente com o senhor João Maria Cavallazzi, responsável pela Fazenda Ressacada no sul da Ilha e um apaixonado pelo gado leiteiro, criaram o Projeto Gado Leiteiro. Nessa época existiam 3 bacias leiteiras na ilha de Santa Catarina. A bacia do Itacorubi, que era responsável pela produção diária de aproximadamente 10.000 kg de leite, a Bacia do norte da ilha e a bacia do sul da ilha.

1961

ACCB NO ANO 1991

A ACCB teve sua primeira sede junto ao Projeto Gado Leiteiro na Rua Araújo Figueiredo, sendo que com a posse do senhor Marcos Vandressen como Presidente da Federação da Agricultura, foi transferida para o prédio daquela instituição, em seguida, centro de Florianópolis, e atualmente ocupa as dependências da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, onde no ano de 1991 o então Secretário Odacir Zonta, a pedido do criador Edésio Oenning (Presidente da ACCB na ocasião), acolheu gentilmente nossa associação. Sendo que o atual Secretário João Rodrigues mantém essa acolhida que muito beneficia todos os produtores de leite de nosso Estado e proporciona todas as condições necessárias para que a ACCB desenvolva plenamente seus trabalhos de melhoramento genético das raças Jersey e Holandesa.

1991

Associe-Se

Veja a importancia e a valorização de seu rebanho, registre seus animais e tenha mais valor, qualidade e controle ! Entre em contato agora mesmo com a ACCB e saiba como registrar o seu animail PO!

A IMPORTÂNCIA DE REGISTRAR SEUS ANIMAIS, TORNE UM ASSOCIADO ACCB!


Estatíticas

430
Associados
12
Eventos no Ano

Diretoria 2015

PRESIDENTE

Nelson Eduardo Ziehlsdorff

2º SECRETÁRIO

Fabiano Becker

                                                        

CONSELHO FISCAL

Titulares Suplentes
Décio da Fonseca Ribeiro

                                     

 CONSELHO DELIBERATIVO TÉCNICO

Titulares Suplentes
Enedi Zanchet

Adenilson Sutil